domingo, 20 de abril de 2014

Surdocegueira e Deficiência Múltiplas no que se diferenciam

A surdocegueira é uma deficiência única e sua aprendizagem requer técnicas e estratégias de intervenção para estabelecer a comunicação. As técnicas de mão sobre a mão, onde o professor coloca sua mão em cima da mão do aluno e controla seus movimentos e a mão sob a mão, o professor coloca a mão em baixo da mão do aluno e este o orienta a explorar com segurança o mundo que o cerca. São estratégias bem específicas para que as crianças com surdocegueira possam acessar o meio em que vivem. É importante que o professor explore as potencialidades dos sentidos remanescentes (tato, paladar,olfato e os resíduos de audição e visão). O ambiente em que o aluno se encontra deve ser bem planejado e organizado para que o mesmo possa interagir com pessoas e objetos. Se não houver uma comunicação efetiva na infância a pessoa com surdocegueira, terá comportamentos inadequados para se comunicar e podendo até usar a agressividade para dizer algo que não quer.
As pessoas com deficiência múltiplas são aquelas que têm mais que uma deficiência. Essa deficiência desafia as escolas, pois a pessoa tem características diferentes e cada caso é um caso, levando o professor a elaborar situações de aprendizagem baseadas especificamente na comunicação e no posicionamento. A mediação do profissional que trabalha com pessoas que tem esta deficiência é de suma importância, pois este terá a responsabilidade de proporcionar autonomia e independência a essa pessoa. Quanto ao posicionamento é importante uma boa adequação postural, mas não esquecendo que o aluno procura estar adequando sua postura para uma melhor comunicação.
Podemos perceber que o desenvolvimento corporal é de suma importância para que essas pessoas possam interagir com o meio em que vivem. Uma das estratégias que fica bem evidenciada para ser utilizado com as pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla que não tenham comprometimentos motores mais graves é a utilização das mãos, deve-se portanto priorizar recursos que favoreçam essa aquisição de linguagem estruturada. Além disso deve-se utilizar objetos de referencia que tenham significados especiais para antecipar atividades que serão feitas por eles. por exemplo: escova de dente indica um momento de higiene, colher antecipando alimentação, etc.

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