segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Grupo Garopaba
Rosilene Pacheco de Lima
Cinara Ricardo
PLANO DE AEE – DEFICIENTE FÍSICO

Nome: Alice
Idade: 7 anos
Serie: Educação Infantil
EMEF Paula Martins Pereira
Professor: Rosangela e Gisleine

1. OBJETIVOS:
Implementar recursos de Comunicação Alternativa, com o objetivo de eliminar as barreiras de comunicação que dificultam o desenvolvimento da expressividade da aluna;
Construir e adequar materiais pedagógicos para estimular sua autonomia no ambiente escolar;
Proporcionar situações que favoreçam o desenvolvimento das habilidades motora fina.

2. ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de atendimento: 2º semestre
Freqüência: 2 vezes na semana
Tempo de atendimento: 1:30 min
Composição do atendimento: individual
3. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Primeiro será mostrado o objeto concreto e depois as imagens para ela fazer relação. Após esse trabalho será confeccionado as pranchas com duas opções de escolhas;
Será feita uma prancha com duas figuras mostrando o “sim” e o “não”, pois Alice manifesta somente através de gestos faciais. A prancha será mais uma alternativa de comunicação para a mesma;
Será produzido pranchas temáticas com dois símbolos, no qual Alice será estimulada a apontar sua escolha;
Será construído engrossadores para Alice segurar e manipular objetos de uso escolar (lápis, pincel, cola, colher...);
Contar histórias infantis com dedoches. Oferecer os dedoches para Alice colocar nos seus dedos e estimular para flexionar os mesmos;
Usar a música estimulando a oralidade e as habilidades motora fina (Dedinhos, cinco patinhos, minhoca...);
Usar brinquedos e instrumentos sonoros, para desenvolver as habilidades auditivas;
Usar letras com figuras para despertar o interesse pela escrita, iniciar pelas letras que formam o seu nome;
Usar números e quantidades até 5 (tampinhas, brinquedos, dedoches, músicas...);
Informática acessível, proporcionar o contato com este instrumento através de jogos, vídeos, mostrando no teclado as letras e os números;
4- SELEÇÃO DE MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS PARA A ALUNA.
Prancha de comunicação alternativa com duas opções de escolha;
Prancha com temas variados com duas opções de escolha;
Caixa táctil com diversos objetos sensoriais que foram utilizados nas pranchas;
Confeccionar dedoches conforme a história ou música trabalhada;
Bandinha rítmica;
Alfabeto, números, sílabas e palavras móveis;
5- ADEQUAÇÃO DE MATERIAIS
Engrossar lápis, cola, pincel, colher;
Fixar o papel das atividades na carteira com fita para facilitar os trabalhos;
6- SELEÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS QUE PRECISAM SER ADQUIRIDOS:
E.V.A, esponja, fita, cola para fazer os engrossadores;
Teclado colmeia
Software de jogos de alfabetização e de matemática;
Caixa táctil com materiais sensoriais;
E.V.A para construir letras e números;
Fotos, figuras para prancha de comunicação alternativa;
Dedoches com personagens das histórias infantis e músicas;
7- TIPOS DE PARCERIAS NECESSÁRIAS:
Secretaria de Educação;
Gestor Escolar e toda equipe da escola;
Fonoaudiólogo;
Fisioterapeuta;
Terapeuta Ocupacional;
Psicólogo para apoio a família;
AEE;
8- PROFISSIONAIS DA ESCOLA QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR DE AEE:
Professores da sala de aula;
Colegas da turma;
Toda equipe da Unidade escolar.
9- Avaliação
10- REESTRUTURAÇÃO DO PLANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário