quarta-feira, 22 de maio de 2013
"A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO"
O Curso de Especialização no Atendimento Educacional Especializado,será fundamentada, principalmente, na coletânea dos livros que foram desenvolvidos na versão 2010/2011 desse curso, numa parceria entre UFC e MEC. Para ter acesso a esta coletânea acesse o site do MEC: http://portal.mec.gov.br.
Localize SECADI entre as secretarias listada no lado direito do portal.
Clique em publicações;
Clique em educação especial;
Você encontrará vários materiais disponíveis para pesquisa;
localize a Coleção: "A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar"
Fascículo 1;
Fascículo 2;
Fascículo 3;
Fascículo 4;
Fascículo 5;
Fascículo 6;
Fascículo 7;
Fascículo 8;
Fascículo 9;
Fascículo 10;
DOCUMENTOS LEGAIS QUE DEFINEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009 ;
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva ;
Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011 ;
podem ser encontradas no site do MEC - SECADI
DESAFIOS NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA
Para conquistar o espaço do conhecimento virtual parte-se do principio que precisamos considerar que toda forma de ensino/aprendizagem é bem vinda. E todo aprender exige do aluno e do professor, uma interação na qual facilite este processo. Ao professor cabe rever sua maneira de ensinar, para que as informações repassadas se transformem em conhecimentos e ao aluno sua maneira de estudar e organizar essas informações em conhecimento para a inclusão social. Nesse espaço exige-se autodisciplina e dedicação tanto do professor quanto do aluno.
As universidades veem nesta ferramenta de estudo, vantagens para seus alunos, pois nem todos podem estar presencialmente nos cursos das mesmas. Há muitas pessoas que precisam se capacitar e as Universidades não dão conta de tanta procura. A partir desta ferramenta, os alunos podem estudar e se capacitar sem precisar sair de suas residências e locais de trabalho. As universidades proporcionam currículos flexíveis para as disciplinas que são oferecidas virtualmente. E também uma equipe pedagógica, para que este espaço possa ser de aprendizagem com qualidade.
Diante desta ferramenta de estudo, encontramos pontos positivos relacionados ao tempo e espaço, o aluno pode fazer seu horário de estudo e escolher seu local para estudar: em casa ou no trabalho. A metodologia acessível a todos, onde esse professor será um facilitador e orientador para ajudar o aluno na busca de novos conhecimentos. Os sujeitos desse processo, professor e aluno passam a interagir mais, saindo de um espaço individualizado para um espaço coletivo.
Apesar dos pontos positivos, encontramos algumas dificuldades para utilização esta ferramenta. Ainda que tenhamos computadores e internet disponíveis, temos situações relacionadas ao trabalho. O cansaço do dia de trabalho, temos que encontrar forças, para organizar pelo menos umas duas horas de estudo. Ler o material, responder as atividades, participar dos fóruns e produzir material escrito.
Sendo assim, baseado na leitura e na experiência de usuária dessa ferramenta de estudo, precisamos nos disciplinar e organizar horários para o estudo.
Assinar:
Postagens (Atom)